Breaking
Loading...
Home » , , , , , , » Pizzas e Pizzarias em SP (vistas por um italiano)

Pizzas e Pizzarias em SP (vistas por um italiano)

Tem comida melhor do que pizza? Existe um lugar melhor do que uma pizzaria onde passar um sábado a noite? Com certeza devem existir heheh. Mas para apaixonados por pizzas como eu, sair para jantar pizza é o melhor jeito de passar um sábado a noite. Única alternativa que considero mais atraente é ficar em casa jantando uma boa pizza caseira, preparada por minha mãe! Mas não precisa que seja minha mãe preparando a pizza, qualquer um pode aprender, brincando de pizzaiolo! E com certeza é uma coisa que recomendo, eu mesmo tentei uma vez e saiu até boa.

Na internet é possível encontrar um monte de dicas e receitas, para cozinhar com o forno elétrico ou à gás. Não precisa de forno a lenha para curtir uma boa pizza caseira com amigos. A coisa mais legal é sentir o cheiro da pizza assando no forno, a espera, e a vontade de come-la rápida em quanto quente, logo logo que sair do forno. E falando a maior verdade, a pizza é uma das coisas que ainda quando for ruim, sempre vale a pena comer. You know, it's like pizza or particle accelerators, even the stinky one's still pretty good. (Big Bang Theory: ).

Mas não tem outro jeito, para aprender fazer e preparar precisa de tempo, e para saborear a melhor pizza, precisa de um forno a lenha que chegue a uma temperatura de 400°. Como é raro encontrar as duas coisas nos apartamentos de tamanho mini de São Paulo (que estão virando os tipos de apartamento mais comuns hoje em dia). E para uma pessoa que trabalha o dia todo e só tem tempo para cozinhar no final de semana, complica ainda mais, mas por sorte, São Paulo é uma das cidades que melhor pode solucionar este problema :)

pizza


São Paulo tem um número de pizzarias indefinido, pode ser que haja mais pizzarias aqui do que em toda Itália. E tem pizzas para todos os paladares. Em todas as equinas, de todos os sabores, de gourmet até pizza que não aconselharia para ninguém que tenha amor à vida. Mas qualquer pizza tem o seu público. No começo, sendo italiano acostumado a comer pizza do meu jeito, achei muito estranho que uma das pizzas mais apreciadas em SP fosse de frango com Catupiry! Nem mozzarela, mas um queijo que na minha opinião nem poderia "encostar" numa "pizza" digna deste nome. Frango com catupiry na minha experiência, lembrava apenas o gosto da mais tradicional coxinha (muito boa), não tinha nada a ver com pizza.

E, segundo a minha experiência de grande comedor de pizzas italianas, recheadas de uma forma diferente (ou seja, menos recheadas), sempre achei esquisito colocar na mesma pizza uma lista infinita de ingredientes. Nunca teria pensado que juntar na mesma pizza coisas como ervilha, ovo, palmito, presunto, cebola e azeitonas pudesse ter algum sucesso, no máximo poderia ser uma coisa diferente, tipo uma pizza pra crianças :) Mas estava totalmente enganado, a Portuguesa é um clássico muito apreciado aqui. E tenho que admitir, se não fosse pela ervilha, eu também não acharia ruim não.

Com o tempo comecei apreciar as diferenças, ver o uso de ingredientes "locais" como o catupiry ou o palmito como um valor agregado ao invés de uma coisa esquisita. E mesmo que ter comido pizza do mesmo jeito por mais de 30 anos, vou me acostumando em experimentar novos sabores e apreciando. Descobri sabores da pizza que sento falta fora daqui, como a pizza de shimeji e xitaque, uma combinação de cogumelos maravilhosa na minha opinião, que consegui encontrar apenas aqui.

E outra coisa que vou começar sentir falta, será com certeza o azeite que sempre acompanha a Pizza aqui em SP, sempre, até no Habib's (tenho que admitir, comi pizza até no Habib's), a pizza é sempre servida com uma garrafa (ou lata no caso Habib's) de azeite de oliva. Na verdade, acho que não acrescenta muito gosto na pizza, mas agora ficou quase um ritual pra mim... e nas pizzas mais secas, como as de atum, começo apreciar bastante. E talvez seja até saudável, acrescenta calorias, mas acrescenta também colesterol bom :)

E' legal pensar como a pizza aqui em São Paulo continua sendo uma tradição antiga, fortalecida (ou nascida) por causa da forte imigração italiana, mas ao mesmo tempo teve uma evolução totalmente brasileira, ligada à comidas e ingredientes originais desta terra.

Bom, ja que este blog fala de restaurantes, de lugares onde comer em SP, preciso falar das pizzarias que conheço, ou pelo menos das que eu mais gostei, com minhas dicas e sugestões, e com as dicas da minha namorada sobre pizza de frango e catupiry (porque esta combinação de sabores eu ainda não acostumei em gostar :))

Por cada pizzaria vou falar apenas das excelências, do que pelo menos eu acho se destacou. Quase sempre escolho a pizzaria pra jantar baseado no sabor que estou com vontade de comer. Assim eu sei que se quero frango (nunca aconteceu até agora) irei pra uma Sala VIP, quando eu querer Shimeji irei até a pizzaria 1900... e assim por diante.

Então aqui as pizzarias e as loros excelências!

Pizzaria Speranza. Provavelmente uma das pizzarias mais autenticas, mais "napoletana", o que significa que entre as pizzas italianas é a mais tradicional. Na Speranza voces podem comer as pizzas verace (se ainda fazem, infelizmente a produçao foi suspensa por um periodo e nao sei se voltou). E uma coisa que achei só aqui e que basicamente são pizzas individuais, bem simples, mas muito saborosas e realmente são as verdadeiras pizzas que vocês poderiam comer em Napoli. Então, se quiser experimentar, ou lembrar de algo que você acha fique apenas na Itália, aqui pode ser o lugar certo. Se nao tiverem as verace, peça a pizza marguerita expecial/tradicional de bufala (classica de 8 pedaços que server 2 ou 3 pessoas).

Pizzaria 1900. Aqui peça a de ximeji e xitaque, é a melhor que ja provei, o jeito que os cogumelos sao refogados, a massa da pizza, tudo vale a pena. A massa da pizza é bem fininha e a quantidade de queijo e recheio nao é um exagero.

Sala VIP, aqui, e esta é a dica da minha namorada, a melhor pedida é a pizza de frango com catupiry. O frango é perfeitamente temperado e o queijo é de boa qualidade e vem na quantidade certa. Difícil encontrar uma pizza de frango igual.

Pizzaria Piola. Esta é umas das minhas favoritas. Ainda que nao seja uma pizzaria que faça a verdadeira pizza napoletana, faz a pizza do jeito que você encontra nas maiorias das pizzarias italianas. E' uma rede di pizzarias nata na Itália, em Treviso, uma cidade da região do Veneto e abriu uma franquia de qualidade excepcional de nível quase mundial. E' o lugar onde os italianos podem se sentir "em casa" com referimento a pizza. Eles também tem massas no cardápio, mas nunca experimentei ainda, e neste artigo quero falar de pizza. Bom, tem um muitas opções de pizza com combinações de sabores insólitas, mas na minha opinião as clássicas são insuperáveis. Podem provar a pizza de Parma,o presunto é de boa qualidade e colocado depois da pizza sair do forno (o que não estraga o sabor de um bom presunto). A 4 queijos deles também e sensacional, e não vem catupiry, coisa rara em SP mas que eu aprecio muito :)

Hotel Unique. Por incrível que pode parecer, fui provar pizza também neste lugar! E provei uma das melhores pizzas de SP. Não vem com muitas opções de recheio, mas a massa é fina, saborosa, sensacional! A muçarela também é de ótima qualidade e colocada na medida certa (ou seja sem exagero :) )

Pizzaria Braz. Esta é uma pizzaria que virou referencia em SP, reconhecida como pizza italiana autentica, de estilo parecido com a pizzaria Speranza. A que eu mais gostei é a 4 queijos deles. Vem em dois variantes, uma com queijo catupiry e a outra com provolone. Eu obviamente tenho a minha favorita, mas tenho que admitir, provei a de catupiry e não era nada mal!

Pizzaria do Tio Gino. Esta pizzaria que fica no Ipiranga foi uma dica do meu sogro. Nunca fui comer na pizzaria, mas apenas delivery. Com certeza a pizza de escarola deles é a melhor que já provei. A escarola é refogada perfeitamente, e tem um molho de tomate fresco que é uma delicia. Se gostar de escarola, pode experimentar que não vai se arrepender. A pizzaria não tem site, tem uma pagina no facebook Pizzario Tio Gino. Fica na R. Labatut 615, no Ipiranga.

Rosso Pomodoro. Esta é a novidade em São Paulo! Eu ainda não consegui comer lá, mas conheço muito bem a franquia. É a verdadeira pizza napoletana! E tem também uma vantagem, fica no Eataly, com certeza um lugar que apaixonados por comida italiana tem que conhecer!!!


Por enquanto é isso, espero comentários e sugestões para que este artigo fique ainda mais completo, e principalmente para experimentar outras pizzarias ou sabores que ainda não conheço.
Share this Post Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This

0 commenti:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Copyright © 2015. Come São Paulo - All Rights Reserved | Powered By Blogger| Designed by OddThemes